Brasília – A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) recomendou aos seus filiados que cumpram a determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN) de informar em uma única taxa o custo total da operação de crédito relativa a financiamento para pessoa física. Esta informação foi dada nesta quinta-feira (6), pelo superintendente de imprensa da Febraban, William Salasar.

continua após a publicidade

Ele lembrou que o Custo Efetivo Total (CET), em vigor desde a última segunda-feira (3), é resultado de uma discussão que envolveu também os agentes financeiros. ?A Febraban não contesta decisão do Banco Central e do CMN. Apenas cumpre a regra estabelecida?, afirmou.

Salasar disse que a entidade ?não tem nada a comentar? sobre a pesquisa realizada pela associação de defesa do consumidor Pro Teste, que mostrou que todas as 20 agências bancárias dos 10 maiores bancos do Rio de Janeiro e São Paulo pesquisadas não seguiam a determinação do CMN no primeiro dia de vigência da norma.

Pela nova regra, em todas as operações de crédito, como leasing e crediário em lojas, as instituições financeiras devem informar em uma única taxa o custo total do produto, considerando juros, tributos, tarifas (como a de abertura de crédito), seguros e outras despesas cobradas dos clientes. A medida facilita para o cliente a comparação do custo do produto pretendido entre os diferentes agentes financeiros e optar pelo melhor serviço.

continua após a publicidade

De acordo com norma do BC, o agente financeiro que não cumprir as regras está sujeito a multa, advertência e possível afastamento do responsável.

Em caso de desrespeito às regras, o primeiro passo para o cliente é procurar a instituição e tentar resolver a questão. Se necessário, deve procurar a ouvidoria do banco, e em último caso, reclamar no serviço do Banco Central de atendimento ao cliente pelo telefone 0800 979 2345.

continua após a publicidade