Falta de relator adia reunião do Conselho de Ética

O presidente do Conselho de Ética do Senado, senador Sibá Machado (PT-AC), adiou a reunião do colegiado sob alegação de que não teria sentido tratar do processo contra o presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), sem que tenha sido escolhido um novo relator para o caso. O senador Wellington Salgado (PMDB-MG), que estava substituindo o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), afastado da função por motivos de saúde, renunciou ontem à relatoria. Renan Calheiros está sendo processado sob acusação de quebra do decoro parlamentar.

A assessoria de Sibá Machado distribuiu nota em que ele afirma que, sem a presença do relator, "haveria risco de usurpação das funções da relatoria pela subcomissão do Conselho", criada ontem para auxiliar nos trabalhos. Até o momento da divulgação da nota ainda não havia sido marcada uma data para a próxima reunião. Sibá Machado informou que somente depois da escolha de um novo relator é que a subcomissão – formada por seis senadores – começará suas reuniões.

Machado admitiu dificuldades para a escolha de um novo relator, pois nenhum senador se dispôs a assumir a função. Mas o líder do PMDB na Casa, senador Waldir Raupp (RO), disse que, se não surgir outro nome, poderá assumir a relatoria.

Na quarta, Calheiros se colocou à disposição do Conselho para comparecer ante os senadores e prestar esclarecimentos. Não foi marcada ainda uma sessão para esse pronunciamento.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo