Falha humana causou acidente com Boeing, diz relatório da CPI

  Arquivo
Arquivo

Senador responsabiliza os dois pilotos do jato Legacy e os quatro controladores de vôo que atuavam no dia do acidente.

Brasília – O relatório parcial da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a crise no tráfego aéreo no Senado Federal afirma que o acidente envolvendo o jato Legacy e o Boeing da Gol ocorreu por falha humana.

O documento foi apresentado nesta quarta-feira (6) pelo relator da comissão, senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Ele também aponta possíveis falhas técnicas como fatores que teriam contribuído para o acidente.

O senador responsabiliza os dois pilotos do jato Legacy, Jan Paul Paladino e Joseph Lepore, e os quatro controladores de vôo que atuavam no dia do acidente: Jomarcelo Fernandes dos Santos; Lucivando de Tibúrcio Alencar; Leandro José de Barros; e Felipe Santos dos Reis.

Demóstenes diz que eles podem ser responsabilizados por exposição de aeronave a perigo, na modalidade culposa (sem intenção).

O acidente, o maior da aviação brasileira, ocorreu no dia 29 de setembro de 2006. O Legacy e o Boeing da Gol chocaram-se em pleno ar. Os 154 ocupantes da aeronave morreram e os tripulantes do jato conseguiram sobreviver, após pousar na Base Aérea da Serra do cachimbo (MT).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo