A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Força Aérea Argentina (FAA) irão realizar, entre 11 e 15 de junho, na região sul do país, a Operação Prata V, com o objetivo de treinar pilotos e controladores da defesa aérea, brasileiros e argentinos, para combate ao tráfego ilícito de aeronaves na região de fronteira dos dois países.
Segundo o Brigadeiro-do-Ar Ricardo da Silva Servan, Chefe do Estado Maior Combinado do COMDABRA (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro), o exercício tem como finalidade estabelecer uma coordenação binacional efetiva de combate ao ilícito, por meio da criação de procedimentos aplicáveis às estruturas de defesa aérea existentes nos dois países.
A operação consiste no emprego de aeronaves-alvo militares que, simulando tráfegos ilícitos, cruzarão a fronteira entre os dois países, nos dois sentidos, para que, com o emprego de meios de detecção da defesa aérea (radares) sejam localizados, interceptados e aplicadas as medidas de policiamento do espaço aéreo previstas em lei (verificar o tipo de aeronave, a sua matrícula, procedência, destino e o que está sendo transportado).
As missões serão realizadas a partir da Base Aérea de Santa Maria, do lado brasileiro, e da cidade argentina de Posadas. Aeronaves A-29 Super Tucano serão os interceptadores da FAB. A estrutura de detecção empregada pertence ao CINDACTA II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo).
A cada exercício operacional igual a esse há um aperfeiçoamento entre os sistemas de defesa do Brasil e da Argentina, permitindo a antecipação das medidas de controle e contribuindo para a eficácia do trabalho diário da defesa do espaço aéreo próximo à fronteira entre os dois países.
A página da operação na internet, com informações sobre o exercício, com matérias, fotos e vídeos, estará disponível a partir do dia 8 de junho. Em 11 de junho, o site começará a ser atualizado diariamente com notícias do exercício.
A imprensa poderá cobrir o exercício entre os dias 12 e 15 de junho. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (55) 3220-3310/3311 (a partir de 11/06), e-mail: operacaoprata5@fab.mil.br ou site www.fab.mil.br/prata5. Será necessário credenciamento (scsbasm@yahoo.com.br ).