Brasília (AE) – Dois Boeings 737-300 da FAB, os chamados ?Sucatinhas?, que servem como aviões-reserva do presidente da República, com 40 lugares cada, decolaram de Brasília ontem para levar passageiros da TAM que estão com problemas para se deslocar, principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro. Outro 707, o chamado ?Sucatão?, que fica sediado no Rio, também foi utilizado para o transporte dos passageiros da TAM.
Outros quatro jatos EMB 145, que também ficam em Brasília, com 45 lugares cada, também foram deslocados, além de 3 jatos Brasília.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) definiu junto com a TAM os locais de decolagem e aterrissagem desses aviões e o número de passageiros. A intenção é atender o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, e o aeroporto de Brasília até que a empresa retome a normalidade em suas operações.
Em nota divulgada em seu site na internet, a Aeronáutica informou que, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ?todos os meios aéreos de transportes disponíveis da Força Aérea Brasileira (FAB) foram emergencialmente engajados para atuar de forma complementar às capacidades das empresas aéreas no atendimento da elevada demanda do período?.
De acordo com a nota, as despesas decorrentes serão pagas pelas empresas aéreas. A íntegra da nota diz o seguinte:
?Informação à Imprensa: O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que, por determinação do Exmo. Sr. Presidente da República e como forma de amenizar as dificuldades presentemente experimentadas pelos usuários da aviação civil comercial, todos os meios aéreos de transporte disponíveis da Força Aérea Brasileira foram emergencialmente engajados para atuar de forma complementar às capacidades das empresas aéreas no atendimento da elevada demanda do período. As despesas decorrentes serão integralmente indenizadas pelas companhias aéreas. Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.?