Para comemorar a Semana do Meio Ambiente (SMA), o Greenpeace levará, a sete cidades brasileiras (São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Manaus, Rio de Janeiro e Recife), uma exposição itinerante para mostrar ao público os impactos do desmatamento na Amazônia.

continua após a publicidade

O restante do Brasil poderá participar das comemorações por meio de uma página no site do Greenpeace especialmente criada para a SMA 2008. Todas as atividades promovem a preservação por inteiro das florestas brasileiras, em especial a Amazônia.

Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de Lei 6424/2005, conhecido como "Floresta Zero", que, se aprovado, reduzirá a área de reserva legal da floresta Amazônica de 80% para 50%, permitirá a recuperação das áreas desmatadas em outros biomas, o que pode condenar a Mata Atlântica, por exemplo, entre outras medidas. Para fazer com que esse projeto não seja aprovado, o Greenpeace Brasil iniciou o movimento "Meia Amazônia Não".

Na exposição, o visitante poderá observar em painéis fotográficos e fotos a evolução do desmatamento no Brasil, desde 1986 até os dias de hoje, com projeção para o ano de 2050, caso nada seja feito para impedir a destruição da Amazônia.  O público também poderá preencher o abaixo-assinado em defesa da floresta e interagir em um espaço interativo que conta com um baú repleto de objetos pela metade. A mensagem é que, assim como esses objetos pela metade perdem o seu valor, se a floresta amazônica perder 50% de sua cobertura, também não exercerá plenamente suas funções.

continua após a publicidade

Toda a programação da Semana do Meio Ambiente poderá ser conferida no site do Greenpeace: www.greenpeace.org.br/semana.