Explosão em obra da transposição deixa três mortos

Uma explosão no início da noite de ontem no lote 12 do canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco, no município de Sertânia, a 316 quilômetros do Recife, provocou a morte de três trabalhadores. Outros 10 ficaram feridos, três deles em estado grave. De acordo com o delegado de plantão da área, Édson Augusto Lins de Andrade, até as 23 horas os corpos ainda não haviam sido removidos do local, aguardando a chegada de peritos do Instituto de Criminalística. “Somente depois da perícia, os corpos serão removidos para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru”, afirmou ele.

Inquérito policial será instaurado para investigar de que forma ocorreu a explosão, o tipo de explosivo usado e se houve algum tipo de negligência. Lins de Andrade preferiu não especular sobre o que teria motivado o acidente. Cauteloso, disse que qualquer informação seria “precipitada antes do laudo pericial”.

A área foi isolada por bombeiros e policiais civis. Os feridos foram socorridos para o Hospital de Sertânia. Em estado grave, três deles foram removidos para o hospital de Arcoverde, na região. O canteiro de obras integra o Eixo leste da transposição, – uma das principais obras do governo federal – que terá 220 quilômetros de canais que irão captar água do rio em Itaparica (BA) para abastecer o agreste de Pernambuco e Paraíba. O Eixo Norte terá 400 quilômetros e vai captar água em Cabrobó (PE) para abastecer o sertão de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. A previsão é de que na sua totalidade, quando concluída, a obra irá beneficiar 12 milhões de pessoas nos quatro Estados.