Vitória, ES (ABr e AE) – A polícia prendeu ontem o ex-presidente da Assembléia Legislativa do Espírito Santo José Carlos Gratz e o ex-diretor da Casa André Nogueira. Apontado como um dos principais articuladores do esquema de corrupção na Assembléia Legislativa capixaba, Gratz já havia sido preso e estava livre há exatos 171 dias. Ele conseguiu voltar para casa – uma cobertura na Praia do Canto, bairro nobre de Vitória –  depois de ter ficado 13 meses na cadeia.

continua após a publicidade

Gratz e Nogueira foram levados para o Rio de Janeiro, onde ficarão em um presídio estadual, já que a Polícia Federal do Rio não possui carceragem. Na chegada, eles foram encaminhados à sede da Polinter. Hoje, provavelmente, seguirão a uma das penitenciárias do Estado, possivelmente o Presídio Ponto Zero, na zona oeste carioca, em que estão os presos com nível superior.

Os dois estavam em casa no momento em que foram detidos e não reagiram. Eles são acusados de envolvimento em um esquema de venda de sentenças judiciais, do qual participaram juízes e desembargadores. A prisão foi por determinação do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2.ª Região, que engloba os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

continua após a publicidade