A pesquisa Redes de Aprendizagem-Boas Práticas de Municípios que Garantem o Direito de Aprender mostra que há dez metas indispensáveis para oferecer educação básica com qualidade e fazer da aprendizagem ferramenta de progressão social. A aplicação sistemática dessas metas transformou 37 municípios brasileiros – 0,66% das 5.564 cidades do País – em campeões de aprendizagem escolar. Em todos os municípios vigora uma regra de ouro: "Um a um, nenhum a menos". Ou, como dizem os professores de Marilena (PR), "a agente não deixa nenhum aluno para trás".
A pesquisa foi feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Os dados serão apresentados e debatidos hoje, em Brasília, no Fórum da Undime.
Nas 37 cidades onde governo, professores e pais sustentam um pacto pelo "direito de aprender". Entre as dez práticas sistemáticas estão gestão para a aprendizagem, com o objetivo de chegar a um "ensino de resultados"; prática de rede; planejamento, que envolve, obrigatoriamente, os pais dos alunos; avaliações; valorização dos professores e investimento na formação contínua dos docentes.