Um grupo de 25 estudantes ocupou na noite desta segunda-feira, 24, uma escola na zona norte de São Paulo em protesto contra medidas do governo federal na área da educação, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, com previsão de restrição de gastos. A Escola Estadual Professor Sílvio Xavier Antunes, no Piqueri, está cercada por viaturas da Polícia Militar, que dialoga a saída dos alunos do local.
A unidade já havia sido ocupada por 28 dias, entre novembro e dezembro do ano passado, como parte do movimento contra a reorganização proposta pela gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que acabou suspendendo a proposta.
A Secretaria Estadual da Educação não comentou a situação até as 10h30 desta terça-feira, 25; jovens agiram em ao menos outras duas unidades neste mês, que acabaram desocupadas após negociações e ações da polícia.
Segundo a estudante Tânata Santos, de 17 anos, que participa do movimento no Piqueri, está havendo “muita pressão” pela saída. “A polícia está aqui fora e estão fazendo muita pressão. A direção, que não concorda, também está na porta conversando com os pais e impedindo que novos alunos entrem aqui”, disse à reportagem.
Tânata diz lutar pelo “direito dos estudantes”.”A PEC nos afeta diretamente, já que é um corte de investimento por 20 anos.”