Estudantes bloqueiam Avenida Paulista em protesto contra reorganização

Estudantes em protesto contra a política educacional do governo Geraldo Alckmin (PSDB) ocuparam no início da noite desta segunda-feira, 21, a Avenida Paulista no sentido Consolação. Desde as 16h30 os manifestantes se concentravam sob o vão livre do Masp, onde começou o bloqueio.

Os manifestantes prometem percorrer ruas da cidade. Eles devem passar pela Secretaria de Segurança Publica do Estado e acabar o ato na Praça da Sé. Choveu durante toda a tarde na região da Paulista e o ato está esvaziado comparado com outras datas. A Polícia Militar não informou estimativa de participação.

Os estudantes são contra a reorganização da rede escolar anunciada pela gestão e já revogada. Mais de 190 escolas foram ocupadas, mas hoje a secretaria de Educação afirma que há 28 ocupações. Após o recuo do governo e a suspensão do projeto para 2016, escolas foram desocupadas mas o movimento não foi interrompido.

A ideia era fechar 93 escolas no ano que vem e transformar 754 prédios em unidades de ciclos únicos. O governo argumenta que esse tipo de escolas têm melhor desempenho no Idesp. Sobre o fechamento das unidades, a gestão defende que houve queda no número de alunos.

A polícia não tem estimativa de participantes. Às 18h50, o grupo ocupava toda a via da Paulista no sentido Consolação.

O movimento não chegou a um consenso sobre a total desocupação das unidades. Segundo um dos estudantes, o ato desta segunda tem o objetivo de mostrar que a mobilização continua. “Mesmo com a desocupação das escolas, queremos que não se perca essa mobilização histórica dos secundaristas”, diz o estudante, que participa da ocupação na Escola Estadual Fernão Dias, em Pinheiros. “Vamos fazer um encontro estadual em janeiro”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo