Brasília – O sinal de testes da Telesur, a mais nova emissora de Venezuela, Argentina, Uruguai e Cuba, foi ao ar pela primeira vez nesta semana (terça-feira). O objetivo do canal, que foi articulado por Hugo Chávez, é se contrapor ao ?discurso único? das grandes redes globais de comunicação, como a CNN, entre outras emissoras dos países ricos. O Brasil ainda estuda como entrar no projeto.

continua após a publicidade

A intenção é transmitir 24 horas contínuas de notícias, reportagens, entrevistas, documentários e filmes latino-americanos, que serão produzidos a partir de nove sucursais no continente. A brasileira Radiobrás ainda está estudando como participar do projeto. A Telesur foi fundada com um capital inicial de US$ 10 milhões, bancados por Venezuela (51%), Argentina (20%), Cuba (19%) e Uruguai (10%).

 Segundo o ministro venezuelano de Informação e Comunicação, Andrés Izarra, que também é o presidente do novo canal, a Telesur é um espaço para ver a América Latina do ponto de vista de seus habitantes. ?Não queremos ver o que ocorre na América Latina através da CNN?, afirmou.

Nesta fase de testes, o sinal da nova emissora pode ser assistida através dos canais Venezuelana de Televisão (VTV) e Vive, na Venezuela, e pelo sinal de satélite NSS 806 no restante da América Latina. A partir de julho, o canal inicia sua programação própria, abrindo espaço também para produções comunitárias e universitárias.

continua após a publicidade

?Nosso Norte é o Sul.? Esse é o slogan da mais nova emissora.