O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre a crise nos mercados internacionais – na reunião em que recebeu nesta quarta-feira (22) os chanceleres que participam da 3ª Reunião Ministerial do Fórum de Cooperação Ásia do Leste-América Latina (Focalal) – e afirmou: "Desta vez, eles espirraram lá, e nós não pegamos pneumonia. Estamos saudáveis, porque tivemos muita responsabilidade na primeira parte dos nossos mandatos"

continua após a publicidade

Lula, dirigindo-se ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que os ministros da Economia de todos os países do mundo e os presidentes dos Bcs (Banco Central) deveriam criar o hábito de se reunirem para enfrentar essas crises. "Crises que, muitas vezes, não dependem de nós.

O presidente mostrou otimismo com o avanço nas negociações da Rodada Doha. Disse que tem conversado com quase todos os líderes da União Européia, da Organização Mundial do Comércio (OMC) e também dos Estados Unidos. "Estamos caminhando para que se chegue a um acordo, mesmo que não atenda totalmente as nossas reivindicações", afirmou. Ele comentou, também, que teve muita dificuldade em introduzir o tema Rodada Doha nas reuniões do G-8 mas continua otimista: "É uma questão de crença.

continua após a publicidade