Na terça-feira, 27, 180 crianças precisaram receber atendimento médico após apresentarem sintomas de mal estar em uma escola de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Hoje a unidade voltou a funcionar para realização do conselho de classe dos professores e as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira, 3.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, cerca de 1h30 após o almoço na terça-feira algumas crianças começaram a vomitar. Ao todo, 180 alunos foram encaminhados para as unidades de saúde municipais. Ontem, 12 permaneciam internados, mas tiveram alta ao longo do dia.
A refeição servida era composta por arroz, feijão, salsicha e ovos, além de salada de repolho e tomate. Porém, as demais unidades de ensino serviram o mesmo cardápio, proveniente do mesmo lote, e os alimentos estariam dentro do prazo de validade.
Após o problema, a cozinha e a despensa foram lacradas. A escola passou por uma analise da Vigilância Sanitária e foram colhidas amostras de alimentos e da água. Foi feito um boletim de ocorrência e a Polícia Civil irá apurar as responsabilidades e saber o que causou o problema. Envolvidos já estão sendo ouvidos.
A prefeitura providenciou ainda a lavagem da escola e a esterilização das carteiras. A unidade adota um sistema de ensino recentemente implantado nas escolas infantis de Campo Grande, com aulas em tempo integral. São oferecidas diariamente seis refeições no local.