Erundina se recusa a pedir desculpas ao PSB por ter saudado Lula

A deputada Luíza Erundina (PSB-SP) disse hoje que não vai se retratar ao partido por ter saudado o pré-candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, como futuro presidente da República. Ontem, durante encontro com meninos de rua na Câmara, Lula entrou no plenário exatamente no momento em que Erundina discursava. Ela interrompeu sua fala para saudar Lula e aplaudi-lo. Horas depois, o petista chamou-a de ?irmã do coração? e ?pétala de rosa?. Erundina já foi cotada para vice do candidato do PSB a presidente, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho.

Apesar da crise desencadeada no PSB com a sua reação, Erundina afirmou que faria o mesmo em relação a qualquer outro nome que represente a oposição ao governo Fernando Henrique Cardoso.

?Eu faria isso com qualquer um dos três candidatos de oposição: Lula, Anthony Garotinho (pré-candidato à Presidência pelo PSB) ou Ciro Gomes (pré-candidato pelo PPS). Se nenhum deles vencer no primeiro turno, vão ter de acabar se unindo no segundo?, comentou.

Em seguida, ela acrescentou: ?Nunca escondi do partido que o ideal, ao meu ver, é a união de forças em torno de um único candidato de oposição. Isso não é um confronto ao Garotinho nem deveria ser interpretado como infidelidade. Também não deveria provocar essa crise?.

A atitude de Erundina provocou críticas severas por parte de Garotinho. O presidente regional do PSB no Rio de Janeiro, deputado Alexandre Cardoso, também condenou o ato da deputada, afirmando que ela deveria retornar ao PT ou retratar-se.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo