Palocci: mais três nomes para
fechar a equipe.

Brasilia – O coordenador da equipe de transição, Antonio Palocci, divulgou ontem mais dez nomes do grupo de primeiro escalão que está sendo montado pelo PT e seus aliados.

Agora, são 17 pessoas já anunciadas. Para finalizar o primeiro escalão da equipe, segundo Palocci, faltam apenas três ou quatro nomes. O restante da equipe de 51 pessoas será formada por assessores. A equipe será dividida em cinco áreas: Estado, Economia, Saúde, Educação e Análise de empresas públicas. Cada uma destas equipes vai trabalhar durante o mês de novembro. Ao final do mês, um único relatório será apresentado ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

Os grupos de trabalho vão atuar nas áreas de Estado (que vai cuidar dos assuntos relativos à Presidência, Justiça, Defesa, Segurança Pública); Economia (Previdência, desenvolvimento e assuntos econômicos propriamente ditos); Social para assuntos de educação; Social para assuntos relativos à saúde e assistência; Análise de Empresas Públicas e Bancos de Fomento e Desenvolvimento.

Palocci reforçou ainda que, apesar das discussões acontecerem em conjunto, as decisões a serem tomadas serão do governo Fernando Henrique Cardoso. “Vamos respeitar a decisão do governo em todos os casos”, declarou. “O governo vai ouvir a todos, mas vai governar de acordo com suas convicções”. O coordenador da equipe de transição considerou ainda a da criação de um conselho econômico permanete.

Os nomes divulgados ontem são: Maurício Borges, economista, professor da UFMG, secretário de Planejamento de Belo Horizonte; Gilberto Siqueira, engenheiro civil, secretário de Planejamento e Coordenação do Acre; Gilnei Viana, médico, professor da Universidade Federal do Mato Grosso, deputado estadual; Marcos Flora, historiador, ex-chefe de gabinete da Prefeitura de Belo Horizonte, integrante do diretório nacional do PT; Ricardo Caran, administrador, especialista em políticas públicas, assessor da prefeitura de São Paulo; Arno Augustin, economista, secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul; eresa Campello, economista; Ana Fonseca, pesquisadora da Unicamp, assessora da Prefeitura de São Paulo; José Augusto Laurenti, engenheiro, presidente do DER-RJ; Swidenberger Barbosa, odontólogo, ex-secretário de governo do Distrito Federal.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se hoje no Centro de Treinamento do Banco do Brasil com o governador eleito de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), às 13h. Ao meio-dia, o coordenador da equipe de transição do governo eleito, Antônio Palocci tem uma reunião, também no Centro de Treinamento, com o ministro Pedro Parente. A informação é do deputado catarinense Carlito Merss (PT/SC), que foi recebido ontem pelo coordenador. Palocci também recebeu a senadora eleita Ideli Salvati (PT/SC).

Lula deverá se encontrar com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o uruguaio Enrique Iglesias, na noite de ontem.

continua após a publicidade

continua após a publicidade