“Envolvidos em pirataria serão punidos”

Brasília

– Ao receber o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pirataria, o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP), garantiu que “todas as pessoas, qualquer deputado, qualquer funcionário, qualquer pessoa deste país que estiver envolvida com contrabando ou com ilícito e for comprovado, será punida”. O relatório foi aprovado, por unanimidade, ontem.

Segundo ele, a CPI tem contribuído com a economia nacional, na medida que combate o contrabando e inclui no mercado formal a produção que era contrabandeada, gerando mais impostos para o país.

No relatório, que pede o indiciamento destas pessoas, foram citados mais de cem acusados, incluindo policiais, políticos e juízes. A pirataria estaria dando um prejuízo de R$ 8 bilhões ao País por ano.

João Paulo destacou que, além de ajudar a economia, a CPI apurou ilícitos e está colocando criminosos nas barras dos tribunais. O trabalho da CPI contribuiu para levar para a cadeia o empresário chinês Kin Law Chong, por tentativa de suborno (gravada) contra o presidente da CPI, deputado Medeiros (PL-SP).

Questionado sobre o suposto envolvimento do deputado Pedro Corrêa (PP-PE) com o empresário Ary Natalino, tido como contrabandista de cigarros, o presidente da Câmara informou que encaminhou o relatório ao corregedor da Casa, deputado Luiz Piauylino (PTB-PE), para que ele faça uma leitura do relatório e sugira as medidas cabíveis. João Paulo garantiu que qualquer pessoa envolvida em ilícito será punida, “tenha mandato, ou não”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo