Assustados com o desaparecimento do jornalista da TV Globo, Tim Lopes, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio querem pressionar o governo do Estado para dar mais segurança à categoria. Representantes das duas entidades querem se encontrar com a governadora do RJ, Benedita da Silva (PT) também para tentar acelerar a solução do caso de Lopes. A Associação Nacional de Jornais (ANJ), que também manifestou sua preocupação com o sumiço do jornalista, considera que a liberdade de imprensa está ameaçada.
A ABI tem a intenção ainda de contactar a Associação de Correspondentes Estrangeiros para que a questão ganhe repercussão internacional. Na terça-feira, a organização Repórteres Sem Fronteira, com sede em Paris, já havia divulgado nota em que pedia às autoridades do Estado do Rio o esclarecimento do caso.
A ANJ acredita que o episódio ?reflete a falta de garantias para que um profissional da imprensa desempenhe suas funções.? ?A existência de condições de segurança para o exercício profissional constitui um requisito para a liberdade de expressão. Não havendo essas condições, cerceia-se o direito de informar e de ser informado, previsto pela Constituição brasileira?, diz a nota divulgada pela ANJ.