A capital federal ficou das 13h15 às 15h30 no escuro. Por causa de uma queimada na linha de transmissão, em uma subestação de Furnas, chamada Brasília Sul, 70% da cidade ficou sem luz.

continua após a publicidade

O apagão, de acordo com a CEB (Companhia Energética de Brasília), interrompeu a ligação da subestação Brasília Sul com Brasília Norte. Todo o circuito, no entanto, já foi restabelecido.

A empresa descarta qualquer relação do problema com a falha no abastecimento ontem, que atingiu parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além dos Estados do Acre e Rondônia, que ficaram sem energia por cerca de meia hora.

Mais cedo, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disse que o problema de ontem se deu, provavelmente, por causa de um incêndio em um equipamento acessório de um dos quatro transformadores da usina hidrelétrica de Itaipu.

continua após a publicidade

Apagão

Ontem, às 22h55, uma falha na geração de energia da usina de Itaipu, administrada por Furnas deixou parte dessas regiões sem energia por cerca de meia hora.

continua após a publicidade

De acordo com Chipp, até As 21h22 Itaipu deixou de mandar 3.500 megawatts para o SIN (Sistema Interligado Nacional).

O sistema voltou a funcionar normalmente já na noite de ontem, segundo Chipp, e agora os motivos serão investigados.

“Apaguinho”

O executivo foi chamado esta manhã em Brasília para uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, onde serão discutidas as causas do que ele prefere chamar de “apaguinho”.

`Apagão é quando desliga todo o Estado ou toda região, isso é mais um apaguinho”, disse Chipp, ressaltando que o termo apagão tem sido usado pela presidente Dilma Rousseff para criticar o governo Fernando Henrique Cardoso.

Amanhã, no ONS, no Rio de Janeiro, será feita uma reunião técnica da qual participará a agência reguladora do setor, Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).