Foram divulgadas nesta sexta-feira (18) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado está disponível na internet, na página do participante e também no aplicativo oficial do Enem.

continua após a publicidade

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a nota do Enem é calculada usando a chamada teoria de resposta ao item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item.

Assim, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por ele.

continua após a publicidade

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Desde o dia 14 de novembro, estão disponíveis as provas e os gabaritos oficiais. Também estão disponíveis vídeos com os enunciados e as opções de respostas da videoprova na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O Inep vai divulgar, 18 de março, o espelho da redação, ou seja, detalhes da correção dessa prova. Isso é feito após os processos seletivos dos programas federais. A correção tem função apenas pedagógica e não é possível interpor recurso.

continua após a publicidade

A nota dos treineiros, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos, também será divulgada no dia 18 de março.

O que fazer com as notas do Enem em mãos?

Segundo o Inep, com o conhecimento das notas é possível concorrer a vagas no ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas pelo Programa Universidade para todos (ProUni) e também para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/curitiba/criancas-carentes-do-cajuru-precisam-de-material-escolar-que-tal-ajudar/