Brasília
– Dos cerca de 1,3 milhão de alunos que participaram do Enem 2002, a maioria teve desempenho baixo tanto na parte objetiva da prova quanto na redação. A parte objetiva do Enem, composta por 63 questões de múltipla escolha, foi onde os alunos tiveram menor nota – a média foi de 34,13, e, segundo o Relatório Pedagógico do Enem, demonstraram “a ausência do domínio da leitura compreensiva”.O relatório foi apresentado ontem pelo ministro Paulo Renato. Nas questões de múltipla escolha, 74% dos participantes tiveram classificação de Insuficiente a Regular, 23,5% tiveram notas entre 40 e 70, desempenho considerado de Regular a Bom e apenas 2,5% dos estudantes foram classificados de Bom a Excelente. Em 2001, a média global da parte objetiva foi de 40,56. Já na redação, os participantes conseguiram média mais alta que a do ano passado: 54,31 pontos, de acordo com o Ministério da Educação, contra 52,58 em 2001. O tema da redação deste ano foi O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita? e exigiu que o participante analisasse diferentes textos e uma foto de um comício das Diretas Já, em 1984.
Nas notas da redação, 72% dos participantes tiveram desempenho entre 40 e 70 pontos, o que equivale a uma classificação de “Regular a Bom”. Apenas 12% dos estudantes foram classificados como “Bom a Excelente”, com notas superiores a 70 pontos, e 16% tiveram notas de 0 a 40 pontos, considerado “Insuficiente a Regular”.