Foto: Arquivo/O Estado |
Deputado: quimioterapia. continua após a publicidade |
Mais um pré-candidato à Presidência da República decidiu retirar seu nome da corrida sucessória. Dessa vez foi o deputado federal Enéas Carneiro (Prona-SP), que, por motivos de saúde, preferiu concorrer à reeleição para a Câmara dos Deputados. Enéas tem leucemia e, em julho, se submeterá a sessões de quimioterapia.
A saída de Enéas da disputa aumenta as chances de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vencer a eleição já no primeiro turno. Por causa da grande vantagem nas pesquisas de intenção de voto, quanto menos candidatos se inscreverem na disputa, mais difícil será que seus adversários somem o total necessário para evitar a vitória de Lula no primeiro turno.
Mantêm-se na disputa presidencial Lula, o tucano Geraldo Alckmin, Heloisa Helena (PSOL), Cristóvam Buarque (PDT), José Maria Eymael (PSDC) e Ruy Pimenta (PCO). Existe a possibilidade de o PSC lançar Rogério Vargas com o apoio do ex-governador do Rio Anthony Garotinho.
Nas eleições de 2002, Enéas foi campeão entre os candidatos à Câmara, ultrapassando 1,5 milhão de votos. O tratamento da leucemia obrigou Enéas a tirar a barba, uma de suas marcas registradas, assim como o bordão, ?Meu nome é Enéas?.
Brasília – AE