Rio de Janeiro – Questões relativas à segurança pública são o tema central da Conferência de Segurança Pública para a América do Sul, que ocorre até amanhã (11), no Riocentro, zona Oeste do Rio. O evento é promovido pela Associação Internacional dos Chefes de Polícia (IACP).

continua após a publicidade

Secretários de segurança, policias de vários estados brasileiros e representantes do governo federal debatem com profissionais de segurança de outros países propostas de planejamento e ações visando ao combate à violência e criminalidade. A expectativa da organização é que mais de dois mil profissionais assistam a programação.

Em palestra hoje (10), o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, disse que até 2010 mais 7,5 mil policiais militares serão convocados por meio de concurso público para reforçar o efetivo fluminense.

Segundo ele, 328 favelas das 750 favelas da capital do estado são dominadas pelo tráfico de drogas. Isso, acrescentou, exige que "o trabalho de inteligência da polícia seja intensificado mais ainda no estado?.

continua após a publicidade

Beltrame disse, ainda, que dados do Instituto de Segurança Pública mostram que 1.579 fuzis foram apreendidos entre 1993 e 2003, contra 38 entre 1981 e 1992. O diretor da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, representante da IACP para a América do Sul, dividiu a mesa de debates com Beltrame.

Ele falou sobre a importância de ações integradas entre secretarias estaduais e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, avaliando como exemplo de ?sucesso? a colaboração entre as esferas de poder nos Jogos Pan-americanos, ocorridos em julho no Rio.

continua após a publicidade

?No Pan tivemos sistemas de rádio em comum. No Centro de Comando e Controle, por exemplo, representantes de todas as esferas tinham efetivamente poder de decisão. Essa foi uma experiência que deveria vir para a normalidade do dia-a-dia?.

A IACP é a maior e mais antiga associação de executivos do mundo. Fundada em 1893, tem hoje cerca de 24 mil membros no mundo inteiro. Com sede no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, a entidade realiza encontros em diversos países com o objetivo de aprofundar estudos e estreitar as relações entre os órgãos de segurança pública.

Paralelamente ao encontro, ocorre a 7ª edição da Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para a segurança pública, com a participação de mais de 100 empresas do setor.