Encontro promove intercâmbio entre brasileiros e japoneses

Em comemoração ao centenário da imigração japonesa, o Sebrae em Mato Grosso do Sul realiza nesta quarta-feira (18), das 7h às 11h, em Campo Grande , a videoconferência Brasil x Japão e a palestra "Orientações para viver no Japão", com Kiyomi Takizawa. O palestrante é diretor da ONG japonesa Network Association of Diagnostic Information e membro do projeto de desenvolvimento e apoio multicultural da Província de Gunma.

A videoconferência tem o objetivo de promover o intercâmbio de informações entre brasileiros e funcionários do departamento de desenvolvimento e apoio multicultural da governadoria de Gunma, e dos departamentos internacionais dos governos das províncias de Aichi e de Gifu, no Japão. Aichi tem grande concentração de brasileiros e Guma tem uma das cidades mais populosas em termos de estrangeiros, Oizumi, em torno de 16% de sua população.

O encontro terá como tema a educação e será aberto à comunidade nikkei e demais interessados em conhecer o sistema educacional japonês. ?O foco é o preparo de futuros dekasseguis, para que tenham condições de analisar a questão da educação antes da partida para o exterior. Há sempre a dúvida em levar junto ou deixar aqui a família. Então, é preciso saber quais as atuais condições do setor no Japão?, explica a consultora do Sebrae/MS, Ana Yimiko Kojima.

Para Kojima, a família deve estar preparada tanto financeiramente, quanto psicologicamente, para decidir entre matricular os filhos em uma escola brasileira ou japonesa. ?Observa-se muito o caso de jovens que não freqüentam as escolas e não têm qualquer atividade no Japão. Vamos discutir esta questão, bem como quais as vantagens de estar em escola brasileira ou não; o que fazer com o ensino das crianças; e se quando voltarem para Brasil terão condições de concorrer a uma vaga na universidade?, diz.

Além deste tema, será aberto para o debate outros assuntos. Esta é a oitava edição deste ano da videoconferência Brasil X Japão, que teve início em 2007. Em julho, o evento acontecerá no dia 5, às 20h, durante a Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae/MS, no Centro de Exposições e Convenções Albano Franco em Campo Grande.

A Feira contará ainda com programação especial no Espaço Dekassegui, com oficinas culturais e palestras com secretários da embaixada japonesa, dos setores de economia, agronegócio e transportes.

Vida no Japão

Após a videoconferência será realizada ainda no dia 18 de junho, às 9h, a palestra "Orientações para viver no Japão", com o diretor da ONG japonesa Network Association of Diagnostic Information, Kiyomi Takizawa, que é mestre em atendimento médico a longa distância, e trabalha no projeto de desenvolvimento e apoio multicultural de Gunma. O foco também será ao sistema educacional japonês; as condições atuais das escolas brasileiras no Japão; a realidade da comunidade perante a educação de filhos; os principais problemas observados e como evitá-los.

Aproveitando a vinda ao Brasil, Takizawa fará visitas a hospitais de Campo Grande (MS) com o objetivo de analisar a estrutura de atendimento médico do Brasil. Segundo Ana Kojima, a finalidade é que futuramente possa ser realizado o atendimento médico a longa distância aos brasileiros no Japão, o que é uma das propostas do projeto Nikkei/Dekassegui, do Sebrae.

?Notamos que muitos brasileiros que ficam doentes no Japão têm dificuldades em ser atendidos nos hospitais por não falarem o idioma deles. Este projeto visa melhorar as condições de vida dos brasileiros naquele País, e oferecer apoio educacional, técnico e gerencial para que ao retornarem ao Brasil possam constituir pequenos negócios?, diz Ana Kojima.

A participação nas palestras é gratuita. Mais informações pela Central de Atendimento do Sebrae/MS, pelo telefone: 0800-703-5511.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo