Rio – Começaram ontem os preparativos para a reunião do Grupo do Rio. Chefes de Estado de 19 países da América do Sul, América Central e México estarão no Rio de Janeiro amanhã e sexta-feira para participar da 18.ª reunião do bloco. Ao final do encontro, os governantes deverão aprovar um documento com propostas para promover a cooperação entre os países em diversas áreas, além da solução de conflitos políticos.
Ontem pela manhã, os representantes de cada país – chamados de coordenadores nacionais – se reuniram para fazer o esboço do documento final da reunião. Três temas devem ser discutidos: o encontro de líderes mundiais para ações contra a fome e a pobreza, a cooperação internacional com o Haiti e a criação de um fundo de investimentos para financiar os países do bloco.
Hoje, o documento será analisado pelos chanceleres de cada país e, amanhã, ele será finalizado pelos chefes de Estado. Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já confirmaram presença os presidentes da Argentina, México, Costa Rica, Uruguai, Guiana, República Dominicana, Bolívia, Colômbia e Chile. Além do Brasil, também participam Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.