Enchentes deixam mais de 100 vítimas fatais todos os anos

Enchentes podem atingir mais de 29 milhões de brasileiros. E este número pode crescer devido ao aumento contínuo de pessoas vivendo nos grandes centros em áreas consideradas de risco. O relatório divulgado ontem, pela Universidade das Nações Unidas mostra que 2 bilhões de pessoas estarão vulneráveis a enchentes em todo mundo até 2050, o que representa o dobro do número atual.

De acordo com Terry Collins, da Universidade das Nações Unidas, as recentes estatísticas elaboradas através de dados coletados em 97 países, entre 1980 e 2000, mostram que o Brasil ocupa a sétima colocação no ranking mundial em média anual do número de pessoas atingidas por enchentes. Em média, cerca de 100 pessoas morrem anualmente vítimas de enchentes no Brasil.

Vítimas

O especialista da Universidade das Nações Unidas explicou que as populações mais vulneráveis são aquelas que vivem em regiões com grande concentração de pessoas à beira de rios ou de costas. Falta de informações precisas e insuficientes, serviços públicos preventivos contribuem, segundo Collins, para a vulnerabilidade dessas regiões.

Recentes levantamentos mostraram que a construção de casas e edifícios mais resistentes a catástrofes naturais pode elevar apenas entre 2 a 12% o custo final da obra. O estudo revela, ainda, que atualmente cerca de 520 milhões de pessoas por ano em todo mundo são atingidas por enchentes, levando aproximadamente 25 mil pessoas a morte.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo