A AES Eletropaulo, que distribui energia elétrica para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, divulgou uma nota sobre os cuidados que a população deve ter com a rede elétrica durante enchentes, para evitar acidentes e danos em equipamentos. “As inundações potencializam alguns riscos, pois aumentam a possibilidade de contato das instalações elétricas com a água. É preciso vistoriar as instalações internas com muita atenção”, orienta Marcelo Puertas, gerente da área de segurança da concessionária.
Segundo a Eletropaulo, no caso de rompimento de fios elétricos, deve-se evitar a proximidade com os cabos e acionar imediatamente as equipes da concessionária de energia da cidade. Durante enchentes, deve-se retirar da tomada equipamentos como computadores, TVs, micro-ondas etc. Além disso, orienta-se desligar os disjuntores internos para evitar curtos-circuitos.
Em caso de inundações dentro de residências ou estabelecimentos, a pessoa não deve ter contato com as instalações elétricas. Após a redução da água, o morador deve procurar um eletricista para rever a rede interna antes de religar os disjuntores. A concessionária lembra ainda que nunca se deve escalar postes ou torres de energia para tentar se proteger dos alagamentos.