Empreiteira terá que construir túnel na Vila Olímpia

A construtora Camargo Corrêa terá que construir um túnel de 165 metros como contrapartida ao megaempreendimento que vai erguer na Vila Olímpia, na zona oeste de São Paulo.

A obra é uma das 11 exigências da prefeitura devido ao impacto que será gerado no trânsito já saturado da região.

O terreno de 39 mil metros quadrados, entre a rua Funchal e av. Juscelino Kubitschek, abriga a sede da empresa. O prédio será demolido e no lugar serão erguidas duas torres corporativas de alto padrão, com espaço para lojas e convenções.

As exigências foram elaboradas após estudo técnico da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que não é divulgado. A empresa precisa cumprir todo o pacote para obter autorização e inaugurar o empreendimento.

A prefeitura ainda exigiu a criação de 4.400 vagas para carros, 14 para fretados e uma área interna para embarque e desembarque. Também está prevista área para bicicletas.

Túnel

Orçado em R$ 28 milhões, o túnel vai facilitar o acesso à avenida Cidade Jardim a partir da marginal Pinheiros – local onde o trânsito fica travado com frequência. A obra também vai ajudar quem se dirige ao túnel Max Feffer, no sentido centro.

Este será o primeiro túnel bancado pela iniciativa privada na cidade. A obra já foi aprovada pela CET e pelas secretarias de Obras e do Verde. A estimativa é que fique pronto em cerca de um ano.

A empreiteira também terá que fazer fazer obras em calçadas e colocar placas e semáforos no bairro. A avenida Juscelino Kubitschek vai ganhar uma nova faixa ao lado do empreendimento.

Ao todo, as contrapartidas foram orçadas pela empresa em R$ 45 milhões.

Viaduto

Outra obra exigida como contrapartida, o viaduto que vai ligar a avenida Juscelino Kubitschek à marginal Pinheiros segue fechado.
Ele é construído pela WTorre, em contrapartida ao impacto no trânsito provocado pelo shopping JK Iguatemi, na mesma região do novo empreendimento.

A previsão era de que o viaduto fosse aberto no dia 7, a tempo de aliviar o movimento provocado no fim de ano. Não há data para a abertura.

O shopping ficou fechado por dois meses depois de pronto e só foi aberto após a CET emitir um termo parcial que atestou que a WTorre, ao alargar um trecho da marginal, cumprira as contrapartidas necessárias.

Lista de exigências:

1.implantar sinalização, incluindo restrição de estacionamento, alteração no sentido de circulação e instalação de placas
2.implantar guias rebaixadas para deficientes
3.adequação da av. Juscelino Kubitschek, incluindo a construção de uma faixa
4.construção de túnel na av. Cidade Jardim, interligando as alças de acesso da marginal Pinheiros com a avenida, no sentido centro
5.aumento da passarela Marcelo Frommer até a rua Pequetita
6.aumento de calçadas nas ruas Funchal, Pequetita, Senegâmbia e Helena
7.construção de calçada no cruzamento das ruas Ramos Batista, Olimpíadas e Fiandeiras
8.construção de canteiro central na rua Gomes de Oliveira
9.construção de ilhas e canteiro central no cruzamento da rua Funchal com a av. Chedid Jafet e rua Senegâmbia
10.implantação de seis conjuntos de semáforos inteligentes, com lâmpadas de LED
11.implantação de sistema de detecção veicular em cruzamentos da rua Funchal

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