Brasília – Animais da Amazônia podem ser vistos no cerrado do Planalto Central. O fato não está sendo provocado por nenhuma migração inusitada. É a 7ª Vitrine de Tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que se realiza na sede da empresa em Brasília.
Araras, tamanduás, tucanos e jibóias são alguns dos animais expostos até 30 de outubro. ?Eu achei o búfalo muito legal, mas ele é um pouco fedorento?, comentou a aluna Bianca Flores, de 8 anos. A mostra tem atraído principalmente estudantes do ensino fundamental. As visitas são monitoradas por estudantes de agronomia, biologia e zootecnia.
O tema da Vitrine, este ano, é a região Norte, com suas plantas típicas como o açaí, cupuaçu e castanha-do-pará e essências florestais. Vistas do mirante construído no local da exposição, as plantas formam desenhos de animais, índios, palafitas e de cerâmicas tradicionais da região amazônica. Os animais foram emprestados pelo Zoológico de Brasília.
Segundo o coordenador do projeto, Edson Alves, a mostra é uma oportunidade de prestar contas à sociedade sobre as pesquisas realizadas durante todo o ano. Mais importante ainda para ele, é aproximar crianças e adultos do meio urbano dos avanços realizados na área rural. ?Muitos estão vendo pela primeira vez como é a planta dos alimentos que comem todos os dias, como o arroz e o feijão?, comentou Alves.
Segundo o agrônomo, o resultado mais importante é a conscientização das crianças sobre a importância da pesquisa agropecuária para a qualidade dos alimentos e produtos consumidos na cidade. ?Amanhã nosso futuro dependerá deles. Eles governarão a gente, serão o presidente do país, nossos chefes?, explicou Edson Alves.
Um bosque foi criado, em 1998, com árvores plantadas por alunos de quatro escolas diferentes. Todos os anos, eles retornam para acompanhar o crescimento do bosque. ?Tem alguns que estão com 15 anos e vêem como as árvores já estão altas?, contou Alves.
A exposição está sendo realizada na sede da Embrapa (no final da Asa Norte), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. O agendamento de visitas guiadas deve ser feito pelo telefone 448-4040.