No primeiro compromisso em Belo Horizonte (MG), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, elogiou o governador tucano, Aécio Neves. Em discurso, Lula disse que o que prevalece na relação política entre os dois é a "inteligência". "É melhor um bom acordo que uma péssima briga. É melhor um acordo do que uma disputa política, que trará prejuízo para uma cidade ou estado", afirmou o presidente. Lula ressaltou que em Minas a política é "diferenciada".
"Mesmo as brigas internas no PT são diferentes. Parece que os mineiros são mais calejados e experimentados". Já governador tucano, que contou com uma grande claque no evento, disse, dirigindo-se a Lula, que Minas Gerais tem "um ambiente sereno" para a política. O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT) também fez elogios a Aécio.
Pimentel foi chamado por Lula no momento do discurso, de "governador", mas logo em seguida o presidente corrigiu o erro. Lula segue agora para a favela de Vila Cafezal, onde visita o projeto Vila Viva Aglomerado da Serra, considerado o maior programa de revitalização de favelas, financiado com recursos do BNDES e da Caixa Econômica Federal.