A concessionária AES Eletropaulo foi multada pelo Procon-SP em R$ 4,7 milhões por causa das sucessivas interrupções no fornecimento de eletricidade e demora em seu restabelecimento. Mais de 590 mil residências e estabelecimentos comerciais foram afetados pelos cortes que ocorreram entre setembro de 2010 e janeiro de 2011. Em alguns casos, foram necessárias mais de 20 horas para o retorno da energia.

continua após a publicidade

A concessionária, que fornece de energia para São Paulo e municípios da região metropolitana, foi chamada para prestar esclarecimentos sobre os apagões. Na ocasião, o Procon constatou que a empresa tomou apenas medidas paliativas para evitar o superaquecimento dos equipamentos, o que provocou os blecautes. A solução definitiva só ocorerrá em 2012 com a inauguração de uma nova subestação.

Desde 2009, o Procon paulista vem monitorando a atuação da Eletropaulo. Só em 2010, foram registradas mais de 600 ocorrências de queda de energia em São Paulo e isso levou a Eletropaulo a ser multada, em duas oportunidades, num valor que totalizou cerca de R$ 5 milhões.

A Eletropaulo divulgou nota dizendo que vai recorrer da nova multa.

continua após a publicidade