Brasília – O ministro da Educação, Cristovam Buarque, afirmou ontem que está em estudo o desenvolvimento de um sistema único da educação, a exemplo do que já ocorre na saúde e na segurança pública. Essa nova forma de organização, afirmou o ministro, teria a participação tanto de União, estados, municípios, quanto de sindicatos e entidades não-governamentais. O objetivo seria criar uma mobilização de vários setores para reverter problemas enfrentados hoje na educação.
Um dos mais recentes indicadores da deficiência no setor acaba de ser divulgado: o alto índice de repetência entre alunos. Em 2002, um em cada cinco estudantes do ensino médio cursava a mesma série feita no ano anterior, revela levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Uma taxa superior a que havia sido registrada em 2000, que era de 18,6%. “Este é um dos principais indicadores da baixa qualidade do ensino brasileiro”, avalia o representante da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Jorge Werthein. Embora apresente queda entre 2000 e 2001, as taxas de repetência no ensino fundamental também estão longe de ser um motivo de comemoração: 20%.
Capacitação
Para Werthein, o investimento na capacitação continuada de professores é a única forma de combater o problema. “O mecanismo mais eficaz para enfrentar uma educação de baixa qualidade é investir na qualidade dos profissionais”, disse. Com a medida, é possível combater tanto os altos índices de repetência quanto outro problema grave enfrentado no País: o grande número de alunos aprovados, sem apresentar rendimento escolar adequado. “Sabemos que 59% dos alunos da 4.º ano do ensino fundamental não sabem ler e escrever”, lembra.
O secretário de ensino médio e educação tecnológica, Antonio Ibañez, teve a mesma reação diante dos números do Inep: “O resultado é catastrófico”, afirmou. Ele atribuiu o alto índice de repetência à carência de uma política voltada para o ensino médio.
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