Doze policiais militares da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Mangueira, na zona norte do Rio, foram presos hoje suspeitos de extorquir dinheiro de um suposto traficante.

continua após a publicidade

Todos foram acusados pela família do rapaz de exigirem R$ 3.500 para não levá-lo para a delegacia.

A coordenadoria da UPP, por meio da assessoria de imprensa, informou que o capitão Leonardo Nogueira, comandante da UPP-Mangueira, recebeu a denúncia.

O relato informava que os PMs realizaram uma operação e, na casa do suposto criminoso, apreenderam drogas e dois telefones celulares. Ao encontrarem o rapaz, os PMs teriam exigido o dinheiro para não levá-lo preso.

continua após a publicidade

Após a denúncia, o capitão Nogueira levou o caso à Corregedoria da PM, que chamou a família e o rapaz para prestarem depoimento.

Eles reconheceram cinco policiais como responsáveis pela extorsão. Como medida de precaução, os outros sete PMs que integravam a equipe de patrulha na ocasião também foram afastados.

continua após a publicidade

Todos ficarão detidos por ao menos três dias no 4º Batalhão (São Cristóvão), na zona norte. O grupo ainda foi removido da UPP e transferido para a Diretoria de Pessoal, área burocrática da PM do Rio.