Doze policiais militares da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Mangueira, na zona norte do Rio, foram presos hoje suspeitos de extorquir dinheiro de um suposto traficante.
Todos foram acusados pela família do rapaz de exigirem R$ 3.500 para não levá-lo para a delegacia.
A coordenadoria da UPP, por meio da assessoria de imprensa, informou que o capitão Leonardo Nogueira, comandante da UPP-Mangueira, recebeu a denúncia.
O relato informava que os PMs realizaram uma operação e, na casa do suposto criminoso, apreenderam drogas e dois telefones celulares. Ao encontrarem o rapaz, os PMs teriam exigido o dinheiro para não levá-lo preso.
Após a denúncia, o capitão Nogueira levou o caso à Corregedoria da PM, que chamou a família e o rapaz para prestarem depoimento.
Eles reconheceram cinco policiais como responsáveis pela extorsão. Como medida de precaução, os outros sete PMs que integravam a equipe de patrulha na ocasião também foram afastados.
Todos ficarão detidos por ao menos três dias no 4º Batalhão (São Cristóvão), na zona norte. O grupo ainda foi removido da UPP e transferido para a Diretoria de Pessoal, área burocrática da PM do Rio.