Brasília – O bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, deve permanecer internado até a manhã de sábado (22), quando seguirá direto para a Diocese da cidade baiana. A informação é do Hospital Memorial de Petrolina (PE), onde o religioso está internado desde quarta-feira (19) por causa de um desmaio provocado pela greve de fome contra a transposição do Rio São Francisco.
Um dia depois de encerrar a greve de fome, dom Cappio está fazendo um processo gradativo de reeducação alimentar, segundo a enfermeira-chefe do hospital, Joseano Andrade. A intenção é aumentar aos poucos a ingestão de comida por refeição.
Segundo o boletim médico divulgado hoje (21) pela manhã pelo hospital, o bispo dormiu bem à noite e seu estado de saúde é regular depois de 24 dias de jejum.
Ao anunciar o fim da greve de fome ontem (20), o bispo declarou em carta lida aos fiéis durante missa em Juazeiro (BA), que viu ?com desalento os poderosos comemorarem a subserviência do Poder Judiciário?. Ele se referiu à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a liminar que impedia a continuidade das obras de transposição.
De acordo com o Ministério da Defesa, as obras devem ser retomadas assim que o Exército voltar do recesso de fim de ano, em 7 de janeiro.