Brasília – Mais de 2 mil prefeitos estão reunidos em Brasília desde ontem, na VIII Marcha em Defesa dos Municípios, que começou às 18h e vai até quinta-feira. O principal objetivo da marcha é aumentar o repasse de recursos do governo federal para as prefeituras. Na agenda do encontro, estão previstas reuniões com os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva; da Câmara, Severino Cavalcanti; e do Senado, Renan Calheiros.

continua após a publicidade

Segundo o prefeito de Recife, João Paulo (PT), que coordena a FNP, a atualização da pauta dos prefeitos deve ter como principal reivindicação a reforma tributária, "emperrada por governadores do Centro-Oeste". O prefeito também ressaltou que o governo Lula já demonstrou disposição a avançar neste debate para obter sua aprovação. Os prefeitos lutam pela aprovação do aumento de um ponto percentual no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), previsto na reforma tributária. Essa é uma reivindicação antiga, já pleiteada no ano passado quando cerca de três mil prefeitos participaram da sétima edição da Marcha.

Atualmente, 22,5% do que é arrecadado com o Imposto de Renda e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) são destinado aos municípios por meio do FPM. Se o percentual passar para 23,5%, como está sendo reivindicado, as prefeituras teriam R$ 1,2 bilhão a mais a cada ano. 

continua após a publicidade