Autoridades da Colômbia confirmam a morte de 71 pessoas na queda do avião com a delegação da Chapecoense, na madrugada desta terça-feira (29).
Dos sobreviventes confirmados até esta manhã, três são jogadores. O lateral-direito Alan Ruschel foi levado ao Hospital de La Ceja, enquanto os goleiros Follamnn (Jackson Ragnar Follmann) e Danilo (Marcos Danilo Padilha) foram levados à San Vicente Fundación. O estado de saúde do goleiro Danilo, porém, ainda é desconhecido. O Zagueiro Neto também sobreviveu ao acidente e foi encaminhado ao hospital.
Além disso, foi resgatado com vida o jornalista Rafael Henzel, da Rádio Oeste Capital, que foi levado ao Hospital de La Ceja, e os tripulantes Ximena Suárez, auxiliar de voo, e Erwin Tumiri, técnico da aeronave. Eles estão, respectivamente, na Clínica Somer de Rionegro e na Clínica Somer.
A aeronave caiu entre a noite de segunda-feira (28) e a madrugada desta terça-feira (29) nas cercanias de Medellín, na Colômbia. O avião, de prefixo CP2933, da Lamia Airlines, teria se partido em três. Há indícios de que uma falha elétrica tenha causado a queda. Controladores de voo afirmam que o piloto descartou combustível antes da queda.
O time de Santa Catarina é comandado por Caio Júnior, que já dirigiu o Palmeiras. Os jogadores da equipe são os goleiros Danilo e Follmann; os laterais Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo; os zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto; os volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco; os meias Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela. Pela primeira vez em sua história, a Chapecoense disputaria um título de competição internacional. A equipe faz campanha regular na Série A do Campeonato Brasileiro.
O prefeito de Medellín afirmou que 81 pessoas estavam a bordo – sendo nove tripulantes. Três ex-presidentes da Chapecoense estavam na aeronave. Eram 48 membros da Chapecoense, 21 jornalistas e convidados.
Entre os resgatados com ferimentos estão o goleiro Marcos Danilo Padilha, de 31 anos, Jackson Follmann, de 24 anos, e o lateral Alan Ruschel, de 27, que estão sob cuidados médicos, segundo a Rádio Caracol. “Graças a Deus Alan está no hospital e estado em estado estável. Força para as famílias”, postou a esposa do lateral Alan Ruschel.
Continuamos en cerro gordo en la unión. pic.twitter.com/a9kVtmbdJy
— Cr Wilson Pardo (@Policiantioquia) November 29, 2016
O vice-presidente da Chapecoense, Ivan Tozzo, informou que todos estão extremamente abalados com a tragédia. “A gente está reunido na Arena Condá. É um tristeza muito grande, ainda mais por não termos informações concretas. O acidente foi muito forte, mas temos sobreviventes. Era para eu viajar também, mas acabei ficando. Está difícil a situação, vamos deixar para que Deus nos olhe. Agora que conseguimos um destaque nacional acontece uma tragédia nessa. Temos fé em Deus, esá muito difícil”, disse o vice presidente.
Em nota oficial a prefeitura de Chapecó informou que o prefeito da cidade, Luciano Buligon (PSB) não estava no voo. Segundo a prefeitura, Buligon havia sido convidado, mas decidiu que embarcaria em outra aeronave nesta manhã. Profissionais de imprensa também estavam no voo para acompanhar o jogo e o momento histórico do clube.
O jogador Neymar, do Barcelona, postou uma imagem do brasão do time no Instagram e completou com a frase “Que Deus opere um milagre!”.
Confira a nota oficial do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo:
O governador Raimundo Colombo lamentou profundamente a tragédia ocorrida, na madrugada desta terça-feira, com a delegação da Chapecoense que se deslocava para Medelin, na Colômbia, onde amanhã disputaria o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional.
Consternado, Colombo lembrou que a Chapecoense, além de levar o nome de Chapecó e de Santa Catarina para todo o Brasil e a América Latina, estava fazendo história ao ser o primeiro clube catarinense a disputar a final de uma competição internacional.
Ainda chocado com as primeiras informações vindas da Colômbia, o governador manifestou solidariedade aos familiares dos jogadores, dirigentes e jornalistas, que estavam na delegação, e aos torcedores da Chapecoense neste momento de muita dor para o esporte de Santa Catarina e do Brasil.
Confira a lista dos passageiros e tripulação da aeronave
Adriano Bitencourt
Aílton Cesar
Alan Ruschel
Ananias
Anderson Donizette
Anderson Rodrigues
André Podiacki
Ari de Araújo
Arthur Maia
Bruno Mauri
Bruno Rangel
Cléber Santana
Cleberson Fernando da Silva
Daví Dávi
Decio Burtet Filho
Delfim Páfua Peixoto
Dener Assunção
Devair Paschoalon
Djalma Neto
Edir Félix de Marco
Edson Ebeliny
Eduardo de Castro
Eduardo Preuss
Emersson Di Domenico
Fernando Schardong
Filipe José Machado
Gelson Galiotto
Gelson Merísio
Gilberto Thomas
Giovane Klein
Gouglas Dorneles
Guilherme Gimenez
Guilherme Laars
Guilherme Marques
Hélio Zampier Neto
Ivan Agnoletto
Jacir Biavatii
Jakson Follmann
Jandir Bordignon
José Gildeixon
Josimar
Kempes
Laion Espíndola
Lilacio Pereira Junior
Lucas Gomes
Luiz Carlos Saroli
Luiz Cesar Martins
Luiz Felipe Grohs
Marcelo Augusto
Marcio Koury
Marcos Danilo
Mario Sergio Pontes de Paiva
Mateus Lucena
Matheus Bitencourt
Mauro Dal Bellio
Mauro Stumpf
Nilson Folle Junior
Paulo Clement
Rafael Gobbato
Rafael Valmorbida
Renan Agnolin
Ricardo Philippi Porto
Rodrigo Gonçalves
Sandro Pallaoro
Sergio de Jesus
Sérgio Manoel
Tiago da Rocha
Victorino Miranda
William Thiego
Tripulação
Alex Quispe
Angel Lugo
Erwin Tumiri
Gustavo Encina
Miguel Quiroga
Ovar Goytia
Romel Vacaflores
Sisy Arias
Ximena Suarez