A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo afastou ontem (02) o diretor do Centro de Detenção Provisória de Taubaté (SP), José Guedes de Almeida. Ele estava no cargo desde dezembro do ano passado, quando o presídio, foi inaugurado. 

O afastamento, segundo nota da Secretaria, é para não atrapalhar as investigações sobre a fuga de seis presos por um túnel de 20 metros,em julho, e a colocação de um boneco de palha em uma das torres da penitenciária, em 21 de agosto. O centro de detenção abriga 768 presos.

Segundo relato da juíza corregedora da Comarca de Taubaté, Sueli Zeraick Armani de Menezes, o diretor do CDP já sabia da suposta brincadeira do boneco de palha e não avisou ninguém. Ele negou, dizendo que não poderia se pronunciar sobre o caso.

Assume como diretor do CDP Luiz Fernando Barbosa Brizola dos Santos.

Na Polícia Militar, continuam as investigações sobre o cabo Donizete, que assumiu a suposta brincadeira. Ele disse, em depoimento à comissão responsável pela sindicância, que fez o boneco apenas para assustar os colegas de equipe e que tudo não passaria de uma brincadeira. O resultado da sindicância deve ser divulgado até o dia 15 de setembro.

continua após a publicidade

continua após a publicidade