O vice-presidente técnico da TAM, Ruy Amparo, afirmou hoje a deputados da CPI da Crise Aérea, que visitam a unidade da TAM em São Carlos-SP, que a pista principal do Aeroporto de Congonhas é longa e adequada para uma aeronave do porte do Airbus 320. "Tenho certeza de que ela será reaberta e que receberá vôos mesmo em condições de chuva". Segundo Amparo, para o pouso de uma aeronave como a A320, o peso máximo é de 64 toneladas (a aeronave acidentada tinha 62 toneladas), ou seja ainda sobrariam 600 metros como área de escape em Congonhas, já que a pista principal tem 1950 metros.
Durante a apresentação aos deputados da CPI da Crise Aérea, Amparo fez questão de salientar que quem determina a manutenção do avião é o fabricante da aeronave, "e que a companhia operadora não tem o direito de fazer nada, excedendo o manual, pois isto configuraria em uma violação", afirmou ele, que classificou "como lei o manual de manutenção da aeronave".
De acordo com a TAM, a última manutenção básica, mais simples, chamada de chek A, no Airbus 320 acidentado foi realizada em 13 de junho deste ano e é realizada a cada 600 horas de vôo. Já a manutenção mais completa, a chamada chek C, foi feita em dezembro de 2006 e o avião voltou a operar em janeiro deste ano de 2007.
O vice-presidente de planejamento e finanças da TAM, Paulo Cesar Castello Branco, afirmou que a decisão adotada ontem pela companhia de não pousar na pista auxiliar de Congonhas com chuva deve ser mantida até a reabertura total do aeroporto, o que foi classificado pelo presidente em exercício da CPI, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), "como uma postura a revelia das autoridades". O diretor da TAM, Ruy Amparo, explicou que o pouso na pista auxiliar passa por uma reavaliação do piloto em relação ao peso da aeronave, pois as condições de pista com chuva ou sem chuva são diferentes.
O check A demora de seis a oito horas, e é realizado nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Curitiba e Porto Alegre. Já o check C demora cinco dias, sendo realizado na unidade de manutenção de São Carlos. Neste instante os deputados da CPI visitam um dos hangares de manutenção da TAM.