O presidente nacional do PT, deputado reeleito José Dirceu (SP), afirmou hoje que, se o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT), for eleito no dia 27, o combate ao crime organizado e ao narcotráfico será tratado com a mesma prioridade do programa de geração de emprego a partir do ano que vem. ?No primeiro dia de governo de Lula, será dado início ao combate ao crime organizado, que não pode mais ser tolerado?, afirmou Dirceu, que hoje foi ao Rio prestar solidariedade à governadora Benedita da Silva (PT). A idéia é ter uma ação federal forte nos Estados onde o crime organizado é mais presente.

Na noite de hoje, um grupo de bandidos armados atacou a tiros o Palácio da Guanabara, a sede do governo estadual, patrulhas das Polícias Civil e Militar, além de uma delegacia de polícia. Um dos grupos jogou uma granada de fabricação nacional na entrada principal do Shopping Rio-Sul, em Botafogo. Dois policiais civis não identificados morreram depois de terem sido baleados em dois confrontos, em São Cristóvão.

?Não é possível que o crime organizado e o narcotráfico continuem a agir como hoje?, disse Dirceu. O combate ao crime num governo petista, segundo ele, terá à frente o governo federal, que dará toda a ajuda aos governos estaduais, independentemente do partido do governador. ?Quem quiser a ajuda do governo federal deve pedi-la, porque a receberá imediatamente?, disse o presidente do PT. Até agora, segundo ele, foram identificados focos ou associações criminosas no Acre  Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

?A governadora eleita Rosinha Garotinho (PSB) receberá todo apoio e incentivo do governo federal para acabar com o crime organizado no Rio de Janeiro. Nós vamos passar para a história como o governo que não terá titubeado no combate ao narcotráfico?, afirmou Dirceu. Segundo ele, Benedita tem sido alvo de calúnias e de ações do crime porque, ao assumir o poder, deu prioridade ao combate aos traficantes. ?Hoje podemos dizer que o governo do Rio desbaratou as principais quadrilhas. É isso que deixa o crime organizado em polvorosa?, afirmou Dirceu.

De acordo com o presidente do PT, a sociedade compreendeu que os governos, para enfrentar o crime, têm de contar com o apoio de todos. E isso, segundo ele, terá continuidade num eventual governo do PT, porque Lula fará um apelo para que todos se engajem na luta contra o crime. ?A sociedade adquiriu a consciência de que não dá mais para conviver com esse estado de coisas, com essa bandidagem?.

Dirceu disse ainda que, para o combate ao crime, o governo federal fará convênios com os Estados e municípios. ?Tenho dito ao Lula que o crime é um de seus grandes desafios?  disse Dirceu, atualmente cotado para ser ministro da Justiça, caso o PT vença as eleições.

continua após a publicidade

continua após a publicidade