Dirceu acha esta semana decisiva

Brasília – O deputado José Dirceu (PT-SP) disse a amigos, em conversas reservadas, que os desdobramentos da crise serão definidos nesta semana. Para o bem ou para o mal. Dirceu está preocupado com o depoimento da empresária Renilda Santiago Fernandes, mulher do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, marcado para hoje na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios.

O deputado do PT de São Paulo sabe que a situação pode se tornar ainda mais crítica, a depender do desempenho de Renilda. Dirceu lamenta o isolamento político e não tem falado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem se distanciou desde que saiu do governo.

Apesar de tudo, o deputado do PT confirmou ontem a disposição em prestar depoimento ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara no dia 2. Dirceu foi convidado a dar esclarecimentos, na condição de testemunha, no processo que apura a quebra de decoro parlamentar do ex-presidente nacional do PTB Roberto Jefferson. Jefferson acusa o deputado de ser o mentor do "mensalão", suposto esquema de pagamento de mesada a deputados da base aliada da administração federal.

O ex-presidente nacional do PTB ameaça entrar com representação contra Dirceu no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, o que poria o deputado diante da possibilidade de ser submetido a duas sabatinas: uma na condição de testemunha e outra na de réu. O presidente do Conselho de Ética e Decoro, Ricardo Izar (PTB-SP), disse que isso não deve ser motivo de preocupação. A estratégia de Jefferson é pressionar José Dirceu a renunciar ao mandato. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo