Dique rompe e famílias deixam casas em Porto Alegre

O rompimento de um dique na zona norte de Porto Alegre deixou cerca de 400 residências alagadas na madrugada de sábado (31). O incidente atingiu moradores das vilas Asa Branca, Brasília e Elisabete, no bairro Sarandi, e o bairro Americano, na cidade vizinha de Alvorada.

Aproximadamente 200 pessoas tiveram que deixar suas casas, atingidas pelas águas do rio Gravataí, cheio devido à intensa chuva da última Semana.

“Pode ter sido acidental ou provocado por ação humana”, afirmou o secretário da Defesa Civil da capital, Ernesto Teixeira. Segundo o titular da pasta, foram encontrados indícios de sabotagem, como árvores cortadas e marcas de pás. Entretanto, ele reconhece que ainda é cedo para apurar um responsável.

Para atenuar a vazão d’água, caminhões da prefeitura depositaram pedras no local do rompimento, que tem cerca de seis metros de largura. A estrutura deve ser reparada apenas no final da noite de sábado.

Os desalojados foram encaminhados para uma igreja e um centro de tradições gaúchas na região. Ninguém se feriu. Como medida de precaução, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) interrompeu o abastecimento no local.

Além das residências, o estacionamento da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) também ficou em baixo d’água.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna