São Paulo – Dez Estados elegeram ontem seus governadores em primeiro turno, embora a apuração não tenha sido encerrada em nenhum deles. Até as 2h15desta madrugada, Jorge Viana (PT-AC), Ronaldo Lessa (PSB-AL), Eduardo Braga (PPS-AM), Paulo Souto (PFL-BA), Paulo Hartung (PSB-ES), Marconi Perillo (PSDB-GO), Aécio Neves (PSDB-MG), Blairo Maggi (PPS-MT), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Marcelo Miranda (PFL-TO), haviam assegurado a vítória no primeiro turno.
Também está praticamente definida a disputa de segundo turno para o governos de 12 Estados e do Distrito Federal, onde Geraldo Magela (PT) e Joaquim Roriz (PMDB) irão para a segunda rodada. Em São Paulo, a briga fica entre Geraldo Alckimin (PSDB) e José Genoino (PT); no Rio Grande do Sul, entre Germano Rigotto (PMDB) e Tarso Genro (PT); em Santa Catarina, com Esperidião Amin (PPB) e Luiz Henrique (PMDB); no Paraná, com Álvaro Dias (PDT) e Roberto Requião (PMDB); no Mato Grosso do Sul, com Zeca do PT (PT) e Marisa Serrano (PSDB); no Maranhão, com José Reinaldo (PFL) e Jackson Lago (PDT); na Paraíba, com Lúcio Alcântara (PSDB) e José Airton (PT); no Rio Grande do Norte, com Vilma Faria (PSB) e Fernando Freire (PPB); em Sergipe, com João Alves (PFL) e Jo sé Eduardo (PT); no Amapá, com Antônio Waldez (PDT) e Dalva Figueiredo (PT); no Pará, com Simão Jatene (PSDB) e Maria do Carmo (PT); e em Rondônia, com Ivo Cassol (PSDB) e José Bianco (PFL).
A eleição está indefinida em quatro Estados. No Ceará, Lúcio Alcântara (PSDB) tem 50% dos votos e José Airton (PT) tem 28%. A eleição pode ser decidida, ainda, em primeiro turno, com 97,8% dos votos apurados. No Piauí, Wellington Dias (PT) tem 50,7% e Hugo Napoleão (PFL) tem 44,4%, já apurados 92% dos votos. Em Roraima, Flamarion Portela (PSL) tem 49,4% e Ottomar Pinto (PTB), 48,7%. Já foram apurados 71,4% dos votos. Finalmente no Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho (PSB) tem 47,5% e Benedita da Silva (PT) tem 26,7%, embora falte a apuração de 40% dos votos.