Detentas são transferidas no Espírito Santo após motim

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) do Espírito Santo transferiu quase 300 detentas da Penitenciária Estadual Feminina (PEF), no bairro Tucum, em Cariacica, ontem, após um motim. As presas colocaram fogo em colchões e houve a necessidade da intervenção do Corpo de Bombeiros, que demorou cerca de 30 minutos para controlar as chamas.

O movimento, iniciado às 16 horas, foi uma reação das presas à desativação da PEF e às transferências previstas para o novo Centro de Detenção Provisória (CDP) Feminino de Vila Velha, localizado em Xuri, e não um movimento motivado pela demora no processo de transferência, como informado anteriormente.

A penitenciária abrigava 346 detentas. Desse total, 39 foram encaminhadas para hospitais da Grande Vitória. Elas respiraram fumaça e foram socorridas por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Outras 12 mulheres, que estavam no berçário, foram levadas para a Penitenciária Feminina de Cariacica, localizada em Bubu, e as 295 restantes foram transferidas provisoriamente para a Penitenciária Semiaberta de Vila Velha, também em Xuri. As transferências foram encerradas por volta das 21h20. Ainda esta semana as detentas serão levadas para o novo CDP Feminino.

A presa apontada como a responsável pelo motim foi encaminhada ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Campo Grande para o registro da ocorrência.

Devido à rebelião, a penitenciária teve sua desativação antecipada. O novo CDP Feminino de Vila Velha tem 528 vagas e conta com celas para até quatro internas, escola, área de saúde, salas para oficinas de trabalho, pátio para visita familiar, além de alojamento com área de recreação destinado a grávidas e mulheres com bebês.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo