Recife (ABr) – O descumprimento das metas estipuladas pelo Código Nacional de Trânsito nos mais de cinco mil municípios brasileiros resulta em cerca de 40 mil mortes por ano nas vias públicas urbanas e rodoviárias do País. A afirmação foi feita pelo diretor-presidente do Departamento de Trânsito (Detran) de Pernambuco, Laedson Bezerra, em palestra no 19.º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, que termina amanhã, em Recife.
Bezerra disse que a maior preocupação é desenvolver campanhas educativas com o objetivo de reduzir o número de acidentes provocados normalmente por excesso de velocidade e ingestão de bebidas alcoólicas. Ele acrescentou que a meta do governo federal é diminuir para três os casos de mortos por acidentes, a cada grupo de 100 mil habitantes, até 2014.
De acordo com Bezerra, a mobilização da sociedade é fundamental para obtenção de sucesso na aplicação da Política Nacional de Trânsito. "Fóruns dessa natureza, com presença de conferencistas do Brasil e do exterior, podem contribuir para promover a conscientização das pessoas para a importância da condução de automóveis de forma segura", enfatizou.
A situação na Alemanha não é muito diferente do Brasil, a maioria dos acidentes de trânsito no país europeu ocorre com pessoas na faixa etária de 18 a 22 anos, e ingestão em excesso de bebidas alcoólicas. A revelação foi feita pelo pesquisador Udo Tegethof, do Instituto Federal de Pesquisa Rodoviária da Alemanha, durante conferência no evento.