O tradicional desfile cívico militar em comemoração ao Dia da Independência acontece na manhã de hoje, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Mesmo com chuva forte, as arquibancadas principais ficaram cheias. Cerca de 15 mil pessoas estão no local, segundo a SPTuris.
O copeiro Andre Morais, de 28 anos, levou a filha Mariana, de 4 anos, para assistir de perto o desfile. No ano passado, eles chegaram atrasados. “Eu esperei o ano todo e nem a chuva ia impedir que eu viesse para cá”, conta Morais.
Das onze aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e seis helicópteros da Polícia Militar, somente os helicópteros realizaram o espetáculo aéreo até o momento. De acordo com a FAB, três aeronaves são da base aérea de Guarulhos, na Grande São Paulo. Os outros oito aviões, quatro T-27 Tucano e quatro T-25 Universal, são da base aérea de Pirassununga, no interior do Estado.
Os participantes cantaram o Hino Nacional às 9h50. O desfile começou com as associações militares, como a Força Expedicionária Brasileira (FEB), a Sociedade de Veteranos de 1932 (MMDC), desfile de escolas e bandas e a Associação Brasileira das Forças de Paz. Em seguida, se apresentaram os órgãos de segurança pública, como a Marinha, a Polícia Militar e a Força Aérea.