São Paulo (AE e ABr) – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e inutilização, em todo País, da vacina contra a gripe Fluarix, que é falsificada. A vacina original, da GlaxoSmithkline Brasil Ltda (GSK), não está sendo produzida desde 2004.
A descoberta da falsificação ocorreu após contato de uma farmácia de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais, com a empresa, informando que a vacina estava sendo oferecida ao estabelecimento. Como a GSK ainda não efetuou qualquer venda de vacina contra a gripe em 2006, orientou a farmácia a adquirir o produto e encaminhá-lo para a empresa. Após avaliação, foi constatado que se tratava de produto falsificado.
Como se trata de um produto falsificado, o conteúdo do medicamento é desconhecido. Em caso de dúvida ou suspeita sobre a vacina, o usuário deve fazer a denúncia para o serviço de atendimento ao consumidor do laboratório GSK (pelo número 0800 701 22 33), para a Anvisa (pelo e-mail gfimp@anvisa.gov.br) ou procurar a Vigilância Sanitária do seu município ou Estado.