Motoristas que transitavam nesta terça-feira, 11, pela rodovia Geraldo de Barros (SP-304), entre Piracicaba e São Pedro, no interior de São Paulo, encontraram mais quatro quilômetros de pistas duplicadas. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) liberou o trecho entre o km 181 e o km 185 com dois anos de atraso. Mesmo assim, a obra está incompleta, faltando estender a duplicação até o km 189. O gargalo no trânsito por causa do trecho de pista simples tem sido causa de acidentes.

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As obras foram lançadas em fevereiro de 2014, mas começaram efetivamente apenas em agosto daquele ano. A entrega, prevista para setembro de 2015, foi adiada para março de 2016, mas não aconteceu. A empresa que tinha vencido a licitação desistiu dos serviços e houve necessidade de convocar a segunda colocada.

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Agora, conforme o DER, a previsão é de entrega em abril de 2018. Além da construção de segunda pista, estão previstas a pavimentação dos acostamentos entre o km 179 e o km 189 e outras melhorias, como a sinalização.

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O órgão estima que 65% das obras estão concluídas. O trecho não duplicado ficou marcado pela tragédia dos noivos Hector Coutinho e Sthefani Nathalin, que morreram em acidente, logo após se casarem em São Pedro, em agosto de 2016. O carro em que estavam bateu de frente num caminhão.

Obra parada

A duplicação de um trecho da rodovia Waldomiro Correa de Camargo (SP-79), entre Sorocaba e Itu, também no interior paulista, está parada desde março de 2015. A obra foi lançada em 2012 pelo DER com previsão de término em fevereiro de 2014, ao custo de R$ 130,8 milhões.

O DER informou que elabora minuta de edital para recontratar empresa que terminará os serviços. O trecho foi dividido em dois lotes, sendo que no lote 1 foram concluídos 96% das obras, e no 2, cerca de 98%. O valor orçado para a retomada de obras é de cerca de R$ 25 milhões.