São Paulo (AE) – O deputado Gary Ackerman, do Partido Democrata de Nova York, entrou em contato ontem com o embaixador do Brasil em Washington, Roberto Abdenur, para se certificar de que os pilotos americanos estão recebendo a assistência necessária em solo brasileiro. Abdenur assegurou ao deputado que Joseph Lepore e Jan Paladino contam com a assistência de advogados. Quinta-feira, o deputado republicano Peter King já tinha pedido a intervenção da secretária de Estado, Condoleeza Rice, para garantir a volta dos pilotos aos EUA.
O embaixador informou ao deputado que a retenção dos passaportes dos americanos é um procedimento necessário para a investigação. Segundo a embaixada, esse foi o único contato oficial de uma autoridade americana com o corpo diplomático brasileiro nos Estados Unidos. A ExcelAire, empresa de táxi aéreo dona do jato Legacy, não entrou em contato com a embaixada.
O serviço consular informou ainda que concedeu visto em caráter de urgência para as mulheres dos dois pilotos e para funcionários do National Transportation Safety Board (NTSB), órgão que fiscaliza a aviação civil.