Deputados da base aliada e de oposição que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo pediram nesta sexta-feira (20) a demissão do ministro da Defesa, Waldir Pires. Na avaliação dos parlamentares, a tragédia com o avião da TAM inviabilizou de forma definitiva a permanência do ministro no cargo. Desde o acidente com o Boeing da Gol, em 29 de setembro, a queda de Waldir Pires é dada como certa.

continua após a publicidade

"Até para preservar a história do ministro Waldir Pires, é melhor substituí-lo", afirmou o deputado Pepe Vargas (PT-RS). "O presidente Lula tem de demitir o ministro Waldir Pires imediatamente. Quantos acidentes mais vamos ter de esperar para que o presidente tome essa atitude?", perguntou o deputado Carlos Willian (PTC-MG), um dos integrantes da tropa de choque do governo na CPI. "O presidente Lula tem de pôr o Waldir Pires imediatamente na rua", afirmou o deputado Wladimir Costa (PMDB-PA).

O coro dos descontentes aumentou com a divulgação pelo PSDB e pelo PPS de notas defendendo a demissão do ministro da Defesa. Há três semanas, a CPI do Apagão Aéreo do Senado aprovou relatório preliminar criticando a gestão do ministro Waldir Pires. O relator da comissão, senador Demóstenes Torres (DEM-GO) disse que o ministro da Defesa é inoperante e incompetente.

continua após a publicidade